quinta-feira, 8 de novembro de 2007

AGORA É BRINCAR DE VIVER















Houve uma época, há mais de vinte anos atrás, em que uma geração de crianças, pré-adolescentes e adolescentes, já viciados pelo vídeo game (que então surgia) e portadores de uma imensa preguiça quanto a leitura, tiveram sua ignorância compensada por professores nada convencionais: os artistas! Sim! Vinícius de Morais foi o primeiro desses professores, com sua Arca de Noé, exibida em forma de especial da Rede Globo em 1980. Vinícius não ensinava matemática, português, história... ensinava uma outra matéria, tão fundamental em qualquer época e absolutamente esquecida nos dias de hoje: sensibilidade!
Com o sucesso da Arca... a Rede Globo resolveu repetir a dose apresentando outros especiais do mesmo tipo como Pirlimpimpim!!! (1982), que trazia a célebre canção Balão Azul, que acabou por virar tema do programa infantil Balão Mágico (1983-1986). Em 1983, Plunct, Plact, Zoom encantou o público infantil e até o adulto com canções como Brincar de Viver, de Guilherme Arantes, tão magistralmente interpretada por Maria Betânia.
Mas hoje a sensibilidade está do lado de fora. Não lhe permitem entrar nem na TV, nem em lugar nenhum. A juventude é bruta e brutalizada. Amigos, em verdade, em verdade vos digo: o verdadeiro aprendizado se dá no coração! Por que os grandes artistas de hoje (Skank, Cachorro Grande, Pitty, Seu Jorge, Ana Carolina e outros) não se reúnem para fazer um novo programa de TV assim? Milhões de corações agradeceriam.

Nenhum comentário: