quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

FOTO EM ARQUIVO























Uma mulher às vezes desvaria:
há mais de um mês,
prometi a mim mesma
não mais abri essa fotografia.
Não mergulhar no seu olhar
desconsertantemente franco
sobre o casaco de listras
em marinho e branco.

E a esta altura estou pouco me importando
se todos sabem de que foto estou falando.

E nem vou ajeitar
estas rimas ruins:
ficam assim.
Que fiquem como estão.
Isto não é poema: é confissão!

Tranquei a pasta desse arquivo com cuidado,
dei-lhe uma senha impossível de lembrar,
quis deixar tudo mesmo muito complicado,
impedir meu próprio acesso. Que ilusão!...

Agora, de um espaço dentro de mim desconhecido, recôndito, remoto,
salta o seu olhar num sobressalto
sem precisar de senha nem de foto.




Betty Vidgal. Ilustração: Retrato de Jacqueline - Pablo Picasso.

Um comentário:

MARCELO FARIAS disse...

Você é uma das maiores poetizas do Brasil. Cecília Meireles lhe abraçaria se pudesse ler este poema.